Sobre o comunismo: 15 aforismos de Olavo de Carvalho

1

O comunismo é baseado na mais abjeta das más intenções, que é a de usar um hipotético bem futuro para legitimar a prática do mal no presente. Todo comunista, sem exceção, é um mentiroso e um hipócrita, quando não é desde logo uma mente psicopática. O mesmo aplica-se, é claro, a fascistas, nazistas, globalistas e todos os revolucionários, incluindo os que se dizem “de direita”.

*
A rigor, nenhum comunismo levado à prática foi jamais “ortodoxo”. Cada um deles modificou a fórmula originária de Marx para adaptá-la às circunstâncias.

*
Cada geração de mentores comunistas examina criticamente as contribuições da geração anterior e as modifica. Isso é uma das grandes forças do movimento comunista.

*

Enquanto o comunismo sob todas as suas formas não for declarado crime, ele continuará sendo o mais bem sucedido crime não-declarado de todos os tempos. Pela milésima vez: o comunismo não é um “modelo de sociedade”, não é uma “ideologia”, não é um “sistema econômico”: é um movimento, uma rede de organizações, um esquema de poder.

*

Os “teólogos da libertação”, os Gutierrez e Bettos e Boffs, precisam mesmo padecer de uma falta de imaginação que raia a estupidez pura e simples para acreditar que Jesus veio trazer uma revolução social. O Homem-Deus vem nos libertar da morte, nos abrir as portas de uma vida sem fim nem limites, e eles pensam que Ele veio somente nos elevar de escravos a empregados com carteira assinada, ou de empregados a acionistas. Não conheço maior miséria espiritual que a desses desgraçados, indignos de pregar a porcos e galinhas.

*

Os comunistas não roubaram nenhuma idéia do cristianismo. Ao contrário, emprestaram-lhe a sua própria idéia, para dar a ela o prestígio de um ideal sagrado. A única idéia que os comunistas roubaram do cristianismo não tem nada a ver com eliminação da pobreza. Foi a idéia do Juízo Final, que eles reduziram à escala histórico-social para justificar seu projeto de matar gente a granel sob pretexto edificante.

Quando uma sociedade afunda na malícia, no pecado, na ignorância e no crime, o destino que a espera mais dia menos dia é o comunismo. Não podendo retornar ao bem, estatiza o mal.

*

Karl Marx propunha fazer “a crítica radical de TUDO QUANTO EXISTE”. Quê significa essa expressão senão o ódio mais implacável a toda a criação divina? E quem tem esse ódio, senão Satanás em pessoa?

*

Os comunistas discutem “luta armada” como se fosse a coisa mais normal do mundo. Proponha uma milícia cristã armada para defender os milhões de vítimas da violência islâmica, e no dia seguinte você estará na cadeia por “crime de ódio”.

*
Nunca, nunca, nunca se pode esquecer que um partido comunista só absorve na sua militância aqueles que julga dignos de partilhar o poder amanhã ou depois. Os outros têm de permanecer meros “progressistas”. Em geral os partidos comunistas permanecem distintos das suas organizações de fachada.

*

Não tem sentido exigir o fim da caridade estatal quando não se põe em lugar dela a caridade pessoal. Socorram os pobres antes que um político os descubra e faça deles um meio de vida. Um povo solidário não precisa de Previdência Social. Todo burguês que recusa dar esmola, ou que só dá micharia, merece o comunismo.

*

Já vi milhares de casos de direitistas que se arriscaram para proteger comunistas perseguidos pela autoridade. O contrário — um comunista correr risco para socorrer um direitista — nunca vi.

*

Sair apregoando-se “liberal” ou “conservador” depois de ter sido esquerdista é a coisa mais fácil do mundo. Difícil é rever criticamente cada cacoete mental, cada reação automática, cada hábito valorativo impregnado na nossa alma, de maneira mais ou menos inconsciente, pela cultura esquerdista.

*

O pessoal esquerdista mais tarimbado sabe que, mental e afetivamente, os egressos têm um imenso rabo psicológico preso por onde podem ser pegos e induzidos a tomar, nos lances decisivos, as atitudes que convêm ao esquerdismo.

*
Se o homo oeconomicus do liberalismo existisse, ninguém seria marxista.

*
Sem proibir a pergunta sobre a imortalidade, o marxismo é inviável.

* * *

(Aforismos selecionados e coligidos pelo editor, publicados originalmente no perfil  de Olavo no Facebook.)

http://olavodecarvalho.org
http://seminariodefilosofia.org

 

 

1 comentário
  1. Alan Max Diz

    Só pérolas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.