“O Islã vai encolher”: Previsões sobre o conflito Israel-Palestina e a política no Oriente Médio

Por Daniel Pipes

0

Entrevista realizada por Rami Dabbas para o Israel Today com o título “Daniel Pipes Fala sobre o Futuro do Islã Político e a Paz Árabe-israelense”.

 

Israel Today: Qual é o futuro do islamismo no Oriente Médio e no Norte da África?

Daniel Pipes: Encolher. Eu previ em 2013 que o islamismo iria começar a esfriar nos países de maioria muçulmana; oito anos depois, a previsão parece acertada. Senão, vejamos Marrocos, Argélia, Líbia, Egito, Turquia, Arábia Saudita e Irã. O declínio nestes países resulta principalmente das reações negativas dos muçulmanos ao experimentarem pessoalmente os horrores do islamismo ou testemunharem o sofrimento de outros, e também resulta de brigas islamistas internas, a exemplo da Líbia e Turquia.

Israel Today: O Egito e a maioria dos países do Golfo Pérsico de língua árabe baniram a Irmandade Muçulmana e os aliados da organização sofreram recentemente enormes reveses na Tunísia e no Marrocos, o quão importante são estes desdobramentos?

Daniel Pipes: Eles são importantes. Em parte, refletem o declínio mais abrangente do islamismo mencionado acima e, em parte, refletem as aflições, em particular, da Irmandade Muçulmana e de seus aliados desde que Abdel Fattah al-Sisi chegou ao poder no Egito em 2013. O fato desta organização islamista, outrora líder, enfrentar problemas desta magnitude, acarreta em implicações ao redor do planeta, onde quer que ela esteja.

Israel Today: Alguns setores na direita de Israel defendem a concepção “Jordânia é a Palestina” como solução para o conflito israelense-palestino, alegando que a Jordânia é a verdadeira terra natal dos palestinos. O senhor se opôs a esta visão nos anos de 1980, alguma coisa mudou?

Daniel Pipes: Sim, dois acontecimentos confirmam mais robustamente meus pontos de vista. Um diz respeito à redução da porcentagem palestina na população jordaniana devido ao massivo influxo de iraquianos e sírios desde 1990, a Jordânia agora conta com um caráter substancialmente menos palestino. O outro diz respeito à identificação cada vez mais forte com a identidade palestina, que surgiu somente em 1920, de modo que tinha 70 anos em 1990 e mais de 100 anos hoje. Felizmente, ouve-se muito menos hoje entre os israelenses sobre a sandice “Jordânia é a Palestina” do que outrora.

Israel Today: O que o senhor vê como solução para o conflito israelense-palestino?

Daniel Pipes: Vitória de Israel. Ou seja, Israel tomar as medidas necessárias para convencer os palestinos da Cisjordânia e de Gaza de que seu esforço de guerra contra o estado judeu é inútil, que eles deveriam aceitar a realidade e seguir em frente. Quer mais detalhes? Minha bibliografia lista 65 artigos sobre este tema, eu sugiro começar com “O Caminho para a Paz: Vitória Israelense, Derrota Palestina. ”

Israel Today: Qual a importância dos Acordos de Abraham entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Sudão e Marrocos?

Daniel Pipes: Os acordos são importantes em si próprios, em especial os dos Emirados Árabes Unidos e do Bahrein, por conta das inúmeras dimensões econômicas e estratégicas e como sinal para os palestinos de que alguns países árabes estão perdendo a paciência com o rejeicionismo e a intransigência. Se os palestinos insistem em tentar eliminar o estado judeu, seus irmãos árabes seguirão em frente.

Rei Salman, da Arábia Saudita e seu filho, Mohammad bin Salman.

Israel Today:  O senhor espera que mais governos se juntem aos acordos? Se este for o caso, quais seriam eles?

Daniel Pipes: Espero sim. A Arábia Saudita é o grande prêmio. É bem provável que isso não aconteça enquanto o rei Salman, 85, reinar, sendo ele um nacionalista árabe da velha guarda. Mas Riad provavelmente negociará publicamente com Jerusalém caso o príncipe herdeiro, Mohammad bin Salman, o suceda. O reconhecimento saudita de Israel teria consequências de longo alcance e seria um divisor de águas tão singular no conflito árabe-israelense que arrebataria os acordos realizados desde 1979 com Egito, Jordânia, Organização para a Libertação da Palestina, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Sudão e Marrocos.

 

Original em inglês: Islamism and the Palestinian-Israeli Conflict: Predictions

Tradução: Joseph Skilnik

Daniel Pipes (DanielPipes.org@DanielPipes), formado no Harvard College em 1971, é o presidente do Middle East Forum.
©2021. Todos os direitos reservados.

*

A mídia independente é importante demais para não ser atacada pelas grandes redes de comunicação servas do establishment. Foi denunciando a aliança criminosa entre a grande imprensa e as elites políticas , bem como promovendo uma mudança cultural de larga escala, que o jornalismo independente afirmou sua importância no Brasil.
Mídia Sem Máscara, fundado por Olavo de Carvalho em 2002, foi o veículo pioneiro nesse enfrentamento, e nosso trabalho está só começando.
Contribua, pois é estratégico que nosso conteúdo seja sempre gratuito: https://apoia.se/midiasemmascara
*
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.