É do Hezbollah a culpa pela explosão em Beirute?

Por Chris Mitchell, para a CBNNews.

1

 

JERUSALÉM, Israel – Apenas uma semana após a imensa em Beirute, especialistas em bombas estão levantando questões que contradizem a versão do governo libanês do que deu errado.

O governo libanês diz que incompetência, corrupção, fogos de artifício e quase 3 mil toneladas de nitrato de amônio resultaram na explosão.

David Wurmser, um ex-oficial de inteligência da Reserva da Marinha dos EUA no Centro de Política de Segurança, disse ao CBN News que o relato do governo libanês está incorreto.

“O que estamos começando a perceber é que não há nenhuma maneira plausível de que essa seja a verdadeira história, porque a magnitude da explosão, a natureza do que vemos, entre outras coisas, indicam fortemente uma estrutura de colapso totalmente distinta no presente caso, disse Wurmser.

Wurmser argumenta em sua análise “Líbano: O que aconteceu?” que 2.700 toneladas de nitrato de amônio teriam produzido uma explosão de 1.1 quiloton. E então cita o especialista em explosivos renomado mundialmente Danilo Coppe – apelidado de “Sr. Dynamite ”- que aponta para uma explosão de 3 quilotons em Beirute.

“Agora, está bem claro, que o nitrato de amônio não é suficiente para ter causado uma explosão daquela magnitude no final”, disse Wurmser.

Coppe disse à publicação italiana Corriere que a explosão revelou a presença de mísseis.

“Você pode ver claramente uma coluna cor laranja-tijolo tendendo ao vermelho brilhante, típico da participação do lítio. Que na forma de metal de lítio é o propulsor de mísseis militares. Acho que havia armamentos lá ”, disse Coppe à publicação.

Wurmser ecoa a opinião da Coppe, de que mísseis estiveram envolvidos na explosão.

“Acho que o que estamos falando aqui, juntando todas essas evidências, é potencialmente sobre um carregamento de mísseis, junto a uma instalação de conversão de mísseis, próximo a um depósito de nitrato de amônio maior do que o navio poderia transportar, consideravelmente maior. Então, seja o que pode ter acontecido, o governo libanês, que está sob o controle do Hezbollah, simplesmente não está dizendo a verdade. E tudo o que aconteceu, parece ser, a cada minuto, mais e mais nefasto ”, explicou ele.

Em 2018, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu advertiu as Nações Unidas que o Hezbollah tinha locais secretos para a construção de mísseis guiados de precisão na cidade de Beirute.

“O Hezbollah está deliberadamente usando o povo inocente de Beirute como escudo humano”, disse Netanyahu na ocasião. “Eles implantaram três desses sítios para conversão de mísseis ao longo do aeroporto internacional de Beirute.”

O clamor público contra o Hezbollah, desde a explosão, não tem precedentes.

“O principal suspeito é o Hezbollah, mais do que qualquer um no mundo”, disse o jornalista libanês Jerry Maher. “O Hezbollah usa os portos e todas as outras instalações do governo libanês para adquirir armas. O Hezbollah tem usado o aeroporto internacional de Beirute – o aeroporto Mártir Primeiro-Ministro Rafic Hariri – há anos. Também usando o porto de Beirute para transportar essas armas.”

Essa não teria sido a primeira vez que o Hezbollah é pego em posse de nitrato de amônio. Em 2015, a polícia de Londres descobriu uma célula do Hezbollah com 3 toneladas do explosivo. No mesmo ano, as autoridades do Chipre prenderam outra célula do grupo com 8 toneladas.

Depois que o Mossad de Israel avisou a Alemanha sobre um estoque de nitrato de amônio, o país baniu o Hezbollah como grupo terrorista.

Um vídeo circulando na Internet mostra o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em 2016, a rir enquanto fala sobre explodir suprimentos de amônio para assassinar israelenses. Sua descrição é assustadoramente semelhante ao que ocorreu em Beirute.

“A bomba nuclear de que estou falando é quando alguns de nossos mísseis caindo em armazéns de amônio no porto de Haifa, terão o mesmo efeito que uma bomba nuclear. Quando os mísseis caírem nos armazéns em uma área com uma população de 800 mil habitantes, dezenas de milhares morrerão ”, disse ele.

Nasrallah negou qualquer envolvimento na explosão da semana passada. Ainda assim, se o povo libanês vê o Hezbollah como o responsável por essa catástrofe, os observadores acreditam que isso será um catalisador para o enfraquecimento do domínio do grupo terrorista sobre o país.

Da CBNNews.
Tradução: Editoria MSM

 

 

1 comentário
  1. Flamel Diz

    Ótima matéria, parabéns

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.