Segundo a imprensa estatal chinesa, vírus já era conhecido desde “a primeira metade do ano”.
Pequim: Uma nova doença infecciosa causada por um vírus transmitido por carrapatos matou sete pessoas e infectou outras 60 na China, informou a mídia oficial nesta quarta-feira (5), alertando sobre a possibilidade da transmissão entre humanos.
Mais de 37 pessoas na província de Jiangsu, no leste da China, contraíram o vírus SFTS na primeira metade do ano. Mais tarde, descobriu-se que outras 23 pessoas foram infectadas na província de Anhui, leste da China, informou o jornal estatal Global Times.
Uma mulher de Nanjing, capital de Jiangsu, que sofria da virose, apresentou sintomas como febre e tosse. Os médicos descobriram um declínio dos leucócitos (glóbulos brancos), plaquetas sanguíneas que compõem o sistema imunológico. Após um mês de tratamento, a paciente chinesa recebeu alta do hospital, segundo o jornal chinês.
Pelo menos sete pessoas morreram na província de Anhui e Zhejiang, no leste da China, devido ao vírus.
O vírus SFTS não é um vírus novo. A China isolou o patógeno do vírus pertencente à categoria Bunyavirus em 2011.
Os virologistas acreditam que a infecção pode ter sido transmitida aos humanos por carrapatos e que a transmissão de humanos para humanos é possível, conforme o estudo. Sheng Jifang, médico do hospital afiliado da Universidade de Zhejiang, disse que a possibilidade de transmissão entre humanos não pode ser excluída; os pacientes podem transmitir o vírus para outras pessoas via sangue ou mucosa.
Os médicos alertaram que a picada de carrapato é a principal via de transmissão, e desde que as pessoas continuem cautelosas, “não há necessidade de entrar em pânico por causa desse contágio de vírus”. (Do Deccan Chronicle, da Índia – https://www.deccanchronicle.com/ – Tradução: Editoria MSM)
Do jornal Alternativa (https://www.alternativa.co.jp):
Em novembro passado, Taiwan confirmou seu primeiro caso. O paciente, um homem de 70 anos, desenvolveu febre e apresentou vômitos. Ele não tinha histórico recente de viagens internacionais, mas frequentemente fazia caminhadas nas montanhas, de acordo com o Liberty Times.
O novo bunyavírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa e tem uma taxa de mortalidade de 10%, segundo o Centro de Controle de Doenças de Taiwan (CDC). O período de incubação do vírus é de 7 a 14 dias, e os sintomas iniciais comuns incluem febre, fadiga, náusea, dor abdominal e diminuição do apetite. Depois, ocorrem hemorragias internas.
Atualmente não existem medicamentos antivirais para a doença, mas com tratamento eficiente a taxa de mortalidade pode ser minimizada, segundo o CDC.