Os que não podem me entender

Por Olavo de Carvalho

5

Como tudo o que fizeram na vida foi buscar um grupo de referência,
acreditam que fiz o mesmo.

De todos os personagens que desde a juventude conheci nos meios jornalísticos e acadêmicos, posso assegurar que nenhum, absolutamente nenhum, esteve jamais em busca da verdade, da realidade substantiva, do ser enquanto oposto ao não-ser. O que todos queriam – todos sem exceção – era encontrar um grupo, um movimento, um partido, uma igreja, um formulário de crenças, um clube qualquer ao qual pudessem filiar-se formal ou informalmente e aí encontrar amigos cuja identidade lhes indicaria, por contraste, a figura do inimigo. Todos seguiam esse caminho com total naturalidade, como se ele fosse a definição mesma da vida do intelecto e a única ocupação possível da consciência humana. Nunca lhes ocorreu outra hipótese, principalmente a de seguir o caminho inverso, isto é, a de passar por todos os clubes, partidos e facções a título de mera experiência temporária e de aprendizado, a fim de chegar, algum dia, por meio de sínteses cada vez mas amplas e elaboradas, a algo que estivesse para além de todas essas perspectivas parciais e, desde um plano mais alto e abrangente, pudesse dar razão do conjunto e de cada uma delas em particular.

Esse outro caminho é o que define, propriamente, a filosofia. Donde concluo que nos dois meios sociais a que me referi acima não existe e não existiu jamais, ao longo de pelo menos seis décadas, nenhum filósofo. Eis por que aqueles que têm o desplante de assim se denominar em razão de convenções burocráticas reconfortantes, nada podem compreender do meu pensamento e, quando se arriscam a interpretá-lo, só dizem asneiras, variadas asneiras. Como tudo o que fizeram na vida foi buscar um grupo de referência, acreditam que fiz o mesmo, donde concluem que entender o meu pensamento consiste em descobrir a qual grupo de referência estou filiado.

Como, por outro lado, seu horizonte de leituras é sempre limitado ao da escolinha que escolheram, não podem de maneira alguma abranger a variedade inteira das minhas fontes e se apegam, por isso, aos primeiros nomes que lhes chamaram a atenção positiva ou negativamente, donde concluem, com ares de certeza, qual é o meu clube e qual é o clube inimigo. Perdem totalmente a visão do conjunto, não atinam nem de longe com a forma do meu ser intelectual e me interpretam conforme uma projeção arbitrária das suas próprias deficiências.

*

Quem critica a psicologia do autor antes de averiguar a veracidade ou falsidade do que ele diz no campo dos fatos objetivos, das duas uma: é um vigarista ou é um analfabeto funcional. Excluída, é claro, a hipótese de que seja as duas coisas.

*

Quem, diante de um raciocínio lógico, responde “Aceite Jesus” ou “Ponha mais amor no seu coração” é um VIGARISTA ESPIRITUAL, UM OFFICE-BOY DE SATANÁS.

*

Num é pa mi gambá, mas os últimos acontecimentos dão a comprovação factual definitiva daquilo que em 2011 expliquei ao prof. Dugin e ele não quis aceitar: os EUA não são a fortaleza do poder global, são o principal inimigo dele. Creio que agora ninguém mais ousará contestar essa tese que naquela época me valeu, nos círculos de ignorantes acadêmicos, a fama de maluco.

 

 

5 Comentários
  1. José Arnaldo Amaral Diz

    ” Os EUA não são a fortaleza do poder global,são o principal inimigo dele.” Donde: a fortaleza do poder global nestes tempos da peste chinesa são o pandemico PChinês, criador e disseminador desta, e a caterva globalista de George Soros, avassalada pelo dito cujo.

  2. Magson Santos Diz

    De fato não sei como expressar a importância que o senhor tem em nossas vidas e no destino do Brasil, do mesmo modo como bibliotecas, bibliotecários e afins não estão abarrotados de Olavo em seus interiores. Sempre que busco uma obra do professor não encontro mas, mesmo que seja para a própria biblioteca ou livraria, pergunto: não tem Olavo de Carvalho? A resposta é sempre a mesma: não. Em raríssimas vezes ouço: não gosto dele, fala muito palavrão; não tem diploma acadêmico; as premissas dele são enganosas, etc etc. Óbvio que estes não sabem quem mandou-os agir assim, porém, sabemos que foi o mal e também sabemos que Deus é maior.
    Um cheiro no coração, professor; o senhor troixe-me de novo para os pés de Jesus.

  3. Higor Medeiros Diz

    Vida longa ao senhor, prof Olavo. Grande beijo.

  4. gabriel Diz

    Olavo é um homem de exatas no campo da psicologia da auto avaliação e comportamento sociais . Com seus teoremas lógicos adquirida pela experiência, que o obriga a repetir as obviedades com a força de um pregador religioso .
    Meu choque de conhecer Olavo pela primeira vez foi : ” como não pesei isso antes .. é a pura verdade ”
    Não só em mim, mas sua lógica observacional se alastrou, criando uma gama de pessoas que por imitação, repetiram o seu olhar .
    hoje não da pra negar que em mim jaz uma paródia do profundidade dele .
    Foi um destrave!
    O senhor deu uma passo para evolução da mentalidade coletiva

    Sempre fui grande de fã de star trek e acho inevitável que a teia de incongruências social se alastre pro universo.
    não estaremos lá, mas sua mentalidade será sempre bíblica

  5. Chauke Stephan Filho Diz

    Por que os Estados Unidos são o principal inimigo do poder global, Mestre?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.